23/10/2018 (75) 99274-4456

Bahia

Ifarma

Cinema itinerante e contato com animais peçonhentos vivos compõem conjunto de ações durante a Semana do Meio Ambiente

Por Portal TNews 03/06/2018 às 23:10:25

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (06/06), a VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A. preparou um conjunto de ações com àqueles que serão os multiplicadores do conhecimento e da proteção à natureza; as crianças. Na segunda-feira (04/06), os pequenos terão acesso a uma divertida sessão de cinema itinerante.

É o projeto "De Conto em Conto", que estará durante toda a manhã na Escola Municipal Milton dos Santos Matos, localizada no município de Candeias, próximo à rodovia BR-324. A proposta desta ação é a de utilizar os recursos audiovisuais em forma de sétima arte para auxiliar na formação socioambiental das crianças. O curta apresentado será "O LORAX - EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA, seguido de uma pequena reflexão sobre a proposta de preservação do meio ambiente.

Já na quarta-feira (06), a Concessionária, em parceria com o Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realiza atividades na sede da Secretaria de Educação de São Sebastião do Passé. Lá, crianças poderão conhecer de perto animais peçonhentos vivos como serpentes, aranhas e escorpiões. "Faremos tudo com a mais alta segurança, sem expor as crianças a riscos. O NOAP existe há 31 anos e é referência no Brasil no manejo com estes animais", explica a analista ambiental da VIABAHIA, Emanuela Moraes.

CURIOSIDADES

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Museu Itinerante em 2008, o NOAP completou 30 anos. Criado em 1987 pelas pesquisadoras Tania Brazil, Rejâne Lira-da-Silva, Luciana Casais e Tatiana Rocha, o Núcleo é um dos grupos de pesquisa mais antigos da universidade, reconhecido pelo Ministério da Saúde como Núcleo Regional de Ofiologia, referência para a região Nordeste.

Tania Brazil é pesquisadora e neta do grande cientista brasileiro Vital Brazil. Dentre um dos numerosos e determinantes legados deixados por ele, destacam-se a criação do Instituto Butantan (fundado oficialmente em 1901, em São Paulo) e do Instituto Vital Brazil (fundado em 1919, em Niterói, no Rio de Janeiro). Ambas instituições se tornaram referenciais de excelência na formação de pesquisadores, na produção de medicamentos e na divulgação e popularização das ciências no país.

Rejâne Lira-da-Silva é coordenadora do NOAP desde 1997 e curadora da Coleção Herpetológica do Museu de História Natural da Bahia desde 2013. Foi vice-coordenadora (2010-2012) e coordenadora (2014-2016) da Rede Vital para o Brasil - Rede Nacional de Informação, Diálogo e Cooperação Acerca dos Animais Peçonhentos, além de ser membro da Organização das Nações Unidas - ONU.


Fonte: Ascom VIaBahia

comentários