23/10/2018 (75) 99274-4456

Saúde

Ifarma

Hábitos alimentares e estilo de vida podem evitar o câncer

Fazer caminhadas, andar de bicicleta e subir ou descer escadas são algumas dicas de exercícios que devem ser feitos de 20 a 30 minutos por dia

Por Portal TNews 23/08/2018 às 18:12:45

Muita gente não sabe, mas 80% dos casos de câncer no mundo estão relacionados ao nosso modo de vida. Os dados são da Organização Mundial da Saúde, a OMS. De acordo com o oncologista Daniel Gimenes, a ingestão de alimentos pouco saudáveis e a falta de exercícios físicos estão entre os principais fatores para este cenário.

"A falta de atividade física e a alimentação pouco saudável podem aumentar as chances de desenvolver câncer justamente porque estão envolvidos com o aumento do índice de massa corpórea."

Segundo o especialista, existem alterações metabólicas no tecido gorduroso, que podem aumentar o desenvolvimento, principalmente, do câncer de mama. A boa notícia é que pequenos ajustes na rotina podem ajudar a reduzir os fatores de risco.

Por exemplo, fazer caminhadas, andar de bicicleta e subir ou descer escadas são algumas dicas de exercícios que devem ser feitos de 20 a 30 minutos por dia.

Segundo o especialista Daniel Gimenes, uma dieta rica em frutas, peixes, grãos e azeite é uma forma de prevenir o câncer. No caso das mulheres, após os 40 anos, é importante fazer mamografia todo ano, afinal, a detecção precoce aumenta em até 95% as chances de recuperação em casos de câncer de mama.

No caso do câncer de pulmão, a doença está associada, na maioria dos casos, ao consumo de cigarro ou derivados. Por isso, para manter sua saúde, é importante ficar longe do hábito de fumar.

O câncer de pele é o tipo mais comum em todo o mundo, e pode ser prevenido. Por isso, evite e exposição ao sol entre dez da manhã e três da tarde. Não importa a cor da sua pele, os dermatologistas recomendam o uso de, no mínimo, um protetor com Fator de Proteção Solar 30.

Além dessas dicas, o importante é lembrar que a detecção precoce do câncer pode salvar vidas. Então, consulte sempre um médico e faça exames periodicamente.

Fonte: Acorda Cidade

comentários