15/12/2018 (75) 99274-4456

Política

Ifarma

Lacração das urnas eletrônicas termina nesta terça-feira (2) na Bahia

Mais de mil equipamentos ainda serão fechados para serem enviados para as zonas eleitorais.

Por TNews 02/10/2018 às 12:58:11

A lacração das urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições de domingo (7), na Bahia, termina nesta terça-feira (2). Em Salvador, o procedimento é feito no Centro de Apoio Técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no Porto Seco Pirajá, e é o que garante a segurança do voto.

Pouco mais de mil urnas ainda devem ser lacradas nesta terça. A inserção de informações sobre eleitores e candidatos nos equipamentos foi iniciada no dia 26 de setembro.

Todo o procedimento de inseminação e lacração das urnas é acompanhado por juízes eleitorais, promotores de justiça, defensores públicos, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes de partidos, coligações e candidatos.

No total, em Salvador, são 5.283 urnas. Já foram lacradas 4.129. Nesta terça, outras 1.154 devem ser lacradas. Elas são de quatro zonas eleitorais da capital baiana.

Na Bahia, 35.088 urnas serão preparadas para o 1º turno da eleição. Nas cidades do interior, o procedimento é feito nas zonas eleitorais. Todas as urnas, conforme o TRE, serão distribuídas no sábado (6), um dia antes do pleito.

De acordo com Socorro Gouveia, assessora de comunicação do TRE, durante o procedimento de lacração, o funcionamento das urnas também é verificado. "A gente faz um teste. Avalia também os itens das urnas, com vídeos, os teclados, as bobinas, a impressão do B.U [boletim de urna], da zerésima", explicou.

Conforme Socorro, durante a lacração, as urnas ainda passam por auditoria, conforme previsto por lei. "A resolução prevê que até 3% da quantidade total das urnas devem ser auditoradas. Isso é feito também hoje, na presença dessas pessoas, desses fiscais, do Ministério Público, do juiz eleitoral, de depois registrado tudo em ata.

Eleições
O TRE indica que os eleitor consulte o local de votação antes do domingo (7). Isso pode ser feito no site do Tribunal Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em Salvador, 47 pontos de votação foram alterados pelo órgão.

Para votar, o eleitor precisa levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de habilitação, por exemplo.

O primeiro turno de votação vai ocorrer em 7 de outubro de 2018 e o segundo turno, caso aconteça, será em 28 de outubro de 2018. A votação começa às 8h e termina às 17h (horário de Brasília).

A ordem de votação para as eleições gerais é a seguinte: deputado federal, deputado estadual (deputado distrital no Distrito Federal), senador, governador e presidente.

Os cidadãos alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar. O eleitor que não conseguir votar deve justificar a ausência.

Fonte: G1

comentários